Sobre a EFD InductionCarreirasSitemapPrint page • Choose language:

Desempenamento com aquecimento por indução

O desempenamento térmico de construções de placas soldadas tem sido uma área chave nas atividades da EFD Induction desde o início dos anos 1980.   


Nossas soluções de desempenamento de convés e anteparas podem ser encontradas na indústria naval (desempenamento de convés), na construção civil (desempenamento de pontes) e na indústria de trens e caminhões (fabricação e reparo de locomotivas, material rodante e veículos pesados de mercadorias).     


O uso da indução no desempenamento permite que você obtenha o aquecimento certo exatamente onde você precisa dele. Ao realizar um reparo no chassi de um caminhão, por exemplo, não é preciso desmontar componentes sensíveis ao calor, como freios e cabos. A indução também facilita a vida de funcionários e do meio ambiente. Não existem chamas que poderiam emitir gases perigosos ou queimar a pele. Além de tudo isso, o aquecimento por indução é fácil de aprender e seguro de usar.

Minac

Geradores portáteis de aquecimento

A linha completa Minac de sistemas portáteis de indução é ainda mais fácil de utilizar que sua antecessora.

    

O sistema vem pronto para o uso e, após a entrega, será necessário apenas:1) conectar um indutor, 2) conectar a tensão de alimentação, 3) conectar a água de resfriamento. 


Em modelos com sistemas fechados de resfriamento, apenas a tensão de alimentação precisa ser conectada.   Uma vez instalado, o painel de controle do Minac oferece vários idiomas e menu que garantem máxima facilidade de utilização. Além disso, essa interface simplificada de controle pelo usuário é universal em todos os equipamentos Minac.   

Muitos modelos Minac são disponibilizados em versões “Twin” (duplas), oferecendo duas potências de saída independentes. Essas versões contam com painéis de controle divididos no display — um para cada potência de saída.   

Operar o Minac é muito simples. Os transformadores portáteis (HHT) possuem botão liga/desliga e controles precisos de potência. Na prática, os HHT são tão fáceis de operar quanto uma furadeira elétrica. Os cabos flexíveis, resfriados a água, conectam o HHT ao conversor permitindo fácil acesso às peças. 

Desempenamento por indução na construção naval

Os equipamentos EFD Induction podem ser encontrados em estaleiros e docas secas ao redor do mundo. Foi a própria EFD Induction, no início dos anos 1980, que introduziu o desempenamento por indução como solução otimizada.  


 Mas o que torna a indução tão interessante para o desempenamento de conjuntos que tenham sido distorcidos pela soldagem em um navio? Uma das respostas é a precisão, já que você obtém a temperatura exata, no local exato em que ela é necessária. O risco de superaquecer metais é muito menor do que com o método de chamas. Na verdade, isso é impossível de acontecer durante o aquecimento de aço magnético.   Outro motivo é que a indução gera calor diretamente sobre o material. O risco de incêndios é consideravelmente menor — o que é fundamental quando se está trabalhando no desempenamento do convés ou anteparas de um navio. Adicionalmente, é fácil aprender como controlar o aquecimento por indução. 


Com isso, a economia no tempo de trabalho pode chegar a 80%, enquanto a relação entre energia e eficiência pode aumentar significativamente.

Desempenamento por indução na indústria automotiva

Nossas soluções de desempenamento por indução na indústria automotiva estão focadas na fabricação e reparo de caminhões. O sistema portátil Minac é especialmente adequado ao segundo caso, já que oferece acesso fácil a peças normalmente de difícil acesso, permitindo um aquecimento rápido e concentrado de perfis danificados e longarinas do chassi.   


Em vários aspectos chave, o desempenamento por indução feito com os equipamentos EFD Induction é superior ao dos tradicionais métodos por chama a gás: 

  • O aquecimento por indução é preciso, sendo que apenas a peça em que se está trabalhando é aquecida
  • Resultados de aquecimento rápidos e precisos a níveis elevados de encolhimento 
  • A indução minimiza o risco de dano por aquecimento a elementos próximos, como cabos, mangueiras, metais, etc. 
  • A indução é segura, controlável, fácil de utilizar e ecologicamente correta. 
Induction heating cuts deck and bulkhead straightening times by as much as 80 per cent compared to alternative methods.
Benefits, product features and technical data
The Minac range of complete mobile induction systems is even easier to use than its acclaimed predecessor.