Sobre a EFD InductionCarreirasSitemapPrint page • Choose language:
Pós-aquecimento com aquecimento por indução

Pós-aquecimento com aquecimento por indução

O pós-aquecimento é uma das principais áreas cobertas pela EFD Induction. Prova disso é que já projetamos e instalamos diversas soluções do gênero em todo o mundo. Muitas delas estão concentradas nas indústrias automotiva, de cabos e fios, eletrotécnica e de tubos e perfis.     


A indução é uma excelente forma de pós-aquecimento. O aquecimento é gerado diretamente no material e é muito preciso em todas as operações. Isso reduz a perda de radiação e encurta os tempos de aquecimento em comparação com gás ou fornalhas. Mas ainda mais importante é a maior qualidade e produção atingida ao final do processo. Entre outros benefícios, você conta com um processo de isolamento de cabos por reticulação mais rápido e melhorado.

Minac

Geradores portáteis de aquecimento

A linha completa Minac de sistemas portáteis de indução é ainda mais fácil de utilizar que sua antecessora.

    

O sistema vem pronto para o uso e, após a entrega, será necessário apenas:1) conectar um indutor, 2) conectar a tensão de alimentação, 3) conectar a água de resfriamento. 


Em modelos com sistemas fechados de resfriamento, apenas a tensão de alimentação precisa ser conectada.   Uma vez instalado, o painel de controle do Minac oferece vários idiomas e menu que garantem máxima facilidade de utilização. Além disso, essa interface simplificada de controle pelo usuário é universal em todos os equipamentos Minac.   

Muitos modelos Minac são disponibilizados em versões “Twin” (duplas), oferecendo duas potências de saída independentes. Essas versões contam com painéis de controle divididos no display — um para cada potência de saída.   

Operar o Minac é muito simples. Os transformadores portáteis (HHT) possuem botão liga/desliga e controles precisos de potência. Na prática, os HHT são tão fáceis de operar quanto uma furadeira elétrica. Os cabos flexíveis, resfriados a água, conectam o HHT ao conversor permitindo fácil acesso às peças. 

Sinac

Geradores universais de aquecimento


A escolha da linha Sinac garante à sua empresa os sistemas de aquecimento por indução mais avançados e confiáveis do mercado, mas vai além. Você passa a ter acesso à rede mundial EFD Induction de serviços, treinamento e peças de reposição. Essa rede — formada por fábricas, centros de serviço e representantes locais — faz com que você nunca esteja longe de ajuda e suporte qualificados.     


Ao optar pela linha Sinac, você garante também que seja oferecida a melhor solução possível de acordo com as suas necessidades e condições. Antes de projetar o seu sistema, nossos engenheiros, metalúrgicos e especialistas de material avaliam todas as suas solicitações. Simulações computadorizadas e testes são conduzidos em nossos laboratórios para garantir que a sua empresa receba equipamentos otimizados para as suas aplicações e que possam ser facilmente integrados às linhas de produção e processos existentes. 

HeatLine

Sistemas industriais de processos de aquecimento

HeatLine é a família de sistemas da EFD Induction para aplicações de fusão e forjamento. Bastante abrangente, a linha de sistemas HeatLine apresenta fontes de potência por indução de compensação em série e/ou paralela com uma ampla gama de potências e frequências de saída.   

A tecnologia serial HeatLine é baseada em resistentes transístores IGBT com elevado tempo de funcionamento. Nossa tecnologia paralela conta com componentes tiristor, IGBT e MOSFET. Cada conversor HeatLine oferece comparação automática de carga, um quadro de comando de um único microprocessador e capacitores integrados.   

Além dos sistemas de fusão e forjamento, a linha HeatLine oferece soluções para revestimento em grafite, aquecimento de arames e cabos, laminação de arames de mola, fusão de vidro, aquecimento com susceptor de grafite, galvanização, aquecimento de vasilhas de alimentos e produtos químicos, além de outras aplicações especiais. 


Pós-aquecimento por indução na indústria automotiva

Tradicionalmente, a indústria automotiva sempre esteve um passo à frente nos esforços de redução de custos juntamente com o aumento do nível de qualidade. Com isso, não é surpresa que os fabricantes de automóveis e seus fornecedores tenham adotado com tanto ímpeto a tecnologia de indução.   


Na EFD Induction, instalamos ao longo dos anos inúmeras soluções de pós-aquecimento para a indústria de automóveis. Alguns exemplos de pós-aquecimento envolvem virabrequins, eixo de cames, juntas VC, anéis de partida e engrenagens do eixo de cames. Trabalhamos também com o pós-aquecimento por indução na polimerização de discos de freio (processos GEOMET® e DACROMET®). 

Pós-aquecimento por indução na indústria de aviação

O pós-aquecimento por indução é particularmente adequado para reduzir a tensão causada por reparos via soldagem, como no revestimento de motores a jato. E não apenas porque o aquecimento por indução é preciso e repetível, além de oferecer calor sem contato, mas também porque atende todas as regras de tratamento térmico na indústria da aviação.   


A EFD Induction oferece equipamentos de aquecimento por indução compactos e portáteis. Juntas soldadas podem então ser pós-aquecidas em aviões em qualquer lugar do mundo — basta levar o equipamento com você.

Pós-aquecimento por indução na indústria de cabos e fios

A EFD Induction vem trabalhando de perto há vários anos com a indústria de cabos e fios no desenvolvimento de soluções por indução.   


O uso do pós-aquecimento para cabos acelera o processo de vulcanização da camada de isolamento. Além disso, o aquecimento por indução é preciso e controlável, enquanto a potência de saída é, na maioria dos casos, controlada pela velocidade da linha.   


O pós-aquecimento por indução também é utilizado com cabos, tubos e filamentos, na modelagem de objetos e para uma secagem mais rápida de tintas.

Pós-aquecimento por indução na indústria eletrotécnica

Nossos equipamentos de indução compactos e portáteis realizam uma variedade de tarefas de pós-aquecimento por indução na indústria eletrotécnica: 
  • Amaciamento de barras de cobre e alumínio após dobramento para reduzir o risco de rachaduras
  • Aquecimento pós-extrusão das almas dos cabos 
  • Remoção de peças montadas por interferência (equipamentos portáteis Minac podem realizar essa tarefa, mesmo em diversos locais como plataformas de petróleo, usinas de energia, estações eólicas, etc.). 

Pós-aquecimento por indução na indústria de tubos e perfis

O pós-aquecimento por indução é utilizado na indústria de tubos e perfis para eliminar o endurecimento de estruturas, o que pode ocorrer após a soldagem. Novas diretrizes de qualidade do aço, em especial a APT, exigem reaquecimento após a soldagem.   


Graças à precisão e controlabilidade do aquecimento por indução, é possível elevar a precisão durante o pós-aquecimento. Como resultado, são produzidos perfis mais duráveis e resistentes a rachaduras e menos suscetíveis à corrosão.